Instituto Mauá de Tecnologia realiza RoboChallenge 2025 com mais de 600 competidores
Quarta edição do torneio está entre os maiores do Brasil e reúne centenas de estudantes na disputa por vagas do mundial no Japão

São Paulo, setembro de 2025 — O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) realiza, de 3 a 5 de outubro, a 4ª edição do RoboChallenge no campus de São Caetano do Sul (SP). A competição, aberta ao público, conta com 390 robôs e 650 participantes, consolidando-se entre os três maiores torneios do País. O evento é classificatório para o mundial no Japão e para vagas do Robochallenge da Romênia, uma das maiores competição de robótica da Europa.

Além das tradicionais categorias, como combate, sumô, seguidor de linha e micromouse, o evento estreia o Mini Sumo Autônomo Júnior, voltado a alunos do ensino fundamental e médio, e incorpora o Micro Hockey, já disputado em outros torneios, mas inédito no RoboChallenge da Mauá. Como destaque internacional, o torneio receberá uma comitiva de aproximadamente 50 competidores do Paraguai, uma das maiores delegações estrangeiras já presentes na competição da Mauá.

“O RoboChallenge está entre os três maiores torneios de robótica do Brasil e reforça nosso papel de formar talentos em STEM, aproximando jovens de tecnologia e inovação. Em 2025, ampliamos o foco educacional com a categoria júnior e recebemos uma grande delegação internacional, o que eleva o nível técnico e a troca de experiências”, afirma Anderson Harayashiki Moreira, professor de Engenharia de Controle e Automação e coordenador da equipe de robótica Kimauánisso do Instituto Mauá de Tecnologia.
Destaques da Mauá
A Kimauánisso disputará diversas categorias, com cerca de 35 robôs e 35 integrantes, buscando novas vagas para o mundial do Japão. Esta é a última competição nacional do calendário da equipe e o time já está classificado para o mundial em dezembro.
A Mauá acumula mais de dez anos organizando torneios de robótica no campus. Com o RoboChallenge, esta é a 4ª edição, seguindo o objetivo de promover uma competição de alto nível, formação prática e intercâmbio entre equipes nacionais e internacionais. A programação do evento prevê categorias júnior na sexta-feira e, no sábado e domingo, as categorias voltadas ao público universitário, todas abertas ao público; as finais e a premiação ocorrem no domingo, entre 18h e 19h.
Serviço:
RoboChallenge Brasil 2025
Data: 3 a 5 de outubro
Entrada: evento gratuito e aberto ao público.
Local: Instituto Mauá de Tecnologia – Praça Mauá, 1 – Mauá, São Caetano do Sul – SP, 09580-900
Mais informações: https://events.robocore.net/rcbr-2025
Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia – IMT
O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) é uma instituição privada com mais de 60 anos e que atua com espírito público, comprometida com a excelência em pesquisa e ensino, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Com campi em São Caetano do Sul e São Paulo, oferece 16 cursos de graduação em três áreas do conhecimento, apoiados por mais de 100 laboratórios de alta tecnologia. Na pós-graduação, capacita profissionais em engenharia, tecnologia e gestão, utilizando a mesma infraestrutura avançada.
A interação com o mercado e a indústria, por meio de pesquisas e prestação de serviços, contribui para a formação profissional de cerca de 3.000 alunos de graduação e pós-graduação. Seu corpo docente é composto por 65% de doutores e 35% de mestres.
O IMT é reconhecido como a melhor instituição particular de Engenharia do Brasil e está entre as Top 5 entre todas as instituições de Engenharia do País, em avaliações nacionais realizadas pelo ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e CPC (Conceito Preliminar de Curso). Com acreditações e parcerias internacionais, o IMT já formou mais de 22 mil profissionais que se destacam no mercado, empreendem e ocupam posições de liderança em diversas áreas.




